Adesivos anaeróbicos: o que são e quais suas utilidades?  

Aqui neste Post vamos falar sobre adesivos anaeróbicos, suas características, aplicações e vantagens. Confiram

Além dos grandes equipamentos e maquinários modernos para fins industriais, há também pequenos itens que são fundamentais, com enorme importância para os sistemas onde são inseridos, entre eles, estão os adesivos anaeróbicos.   

Mas, o que são esses adesivos anaeróbicos?  

Consiste em um produto que evita que os componentes metálicos se afrouxem devido à vibração, protegendo também as juntas contra a corrosão e a oxidação. Podemos dizer que são colas monocomponentes à base de metacrilatos ou poliorganossiloxano e outros polímeros e substâncias. Uma das principais características desse produto é que ele se solidifica a temperaturas ambientes quando privados do contato com o oxigênio.   

Os adesivos anaeróbicos podem ser aplicados em diferentes áreas do setor industrial, se fazendo presentes em diferentes sistemas. É mais comum vermos esses adesivos nos segmentos metalúrgico, automotivo e de manutenção, estando disponíveis em 14 tipos diferentes.   

Tipos de adesivos anaeróbicos  

Eles são divididos em quatro linhas, sendo elas:   

1.     Trava rosca,   

2.     Fixação cilíndrica,   

3.     Vedação de tubos e   

4.     Elimina as juntas.   

A vedação nesses segmentos é feita por processo químico, desencadeado quando há ausência de oxigênio na presença de íons de metal, e o tempo de cura é de aproximadamente 15 minutos.   

Principais vantagens dos adesivos anaeróbicos   

Os adesivos anaeróbicos oferecem uma série de vantagens, entre elas podemos citar que este tipo de produto é capaz de evitar prejuízos com escapes, garantindo assim, uma rotina industrial mais tranquila, sem empecilhos e problemas.   

Além disso, os adesivos anaeróbicos também são capazes de oferecer resistência à vibração, fluidos e altas temperaturas, bem como previnem vazamentos e não contaminam sistemas hidráulicos e pneumáticos.  

Aplicação do adesivo anaeróbico   

·       Para garantir um melhor desempenho, é importante que a superfície onde o adesivo será aplicado esteja limpo e sem oleosidade. Uma dica é utilizar cotonetes para realizar uma limpeza mais eficaz;   

·       Espere pela secagem completa da superfície antes de aplicar o adesivo e aproveite para inspecionar o componente em busca de trincados causados por aperto excessivo;   

·       É recomendado o uso de um ativador no caso dos materiais como aço inox, alumínio, ferro fundido e zamac, pois ele age como um acelerador de cura para os adesivos anaeróbicos;   

·       Para aplicações com parafusos em furos cegos, o adesivo deve ser aplicado na parte inferior do furo.    

Agora que você já sabe sobre a importância dos adesivos anaeróbicos, escolha o lugar certo para poder comprar um produto de qualidade e confiança.   

Preze sempre pela qualidade – Conheça a AutoInd  

A AutoInd atua no ramo de distribuição de peças e acessórios para montagem e manutenção industrial, atendendo de maneira eficaz diversos segmentos de fabricação, manufatura, reparação e revenda.    

Com uma ampla e variada linha, a AutoInd disponibiliza para seus clientes produtos de qualidade e com alta tecnologia de fabricação, aliados a um atendimento diferenciado e garantia de melhores preços e condições comerciais.  

A empresa está localizada na capital paranaense, porém, atende todo o território nacional por meio dos canais de atendimento e plataformas multimídia, com consultores comerciais sempre prontos para oferecer a melhor solução, além do compromisso com uma logística eficiente.  

Então, não deixe de escolher os produtos que sejam de alta qualidade. Escolha a AutoInd e tenha a certeza de ter produtos de excelência.   

Acesse o catálogo e saiba mais: https://autoind.com.br/  

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp