Dobradiças: quais são as principais utilidades?

As dobradiças permitem que ocorra o pleno movimento de portas, janelas e tampas, por exemplo. Isso significa que são peças importantes para o bom funcionamento de um sistema.  

Neste post, vamos explicar quais são as suas principais utilidades e tipos. Então, se você tem dúvida sobre como escolher as dobradiças, confira as informações  logo abaixo.  

Quais são os principais tipos de dobradiça? 

As dobradiças podem ser usadas em armários de cozinha e móveis, portas, portões de ferro e janelas. No entanto, o melhor modelo varia de acordo com a utilidade. Veja, logo abaixo, os principais tipos de dobradiça. 

  • Dobradiça de ponto: alternativa para portas que não recebem dobradiças nas laterais. Ela deve ser colocada nos cantos superiores e inferiores da porta; 

  • Dobradiça de uma folha: usada em caixas, portas simples, janelas e biombos; 
  • Dobradiça de fiel: permite desmontar as portas sem retirar os parafusos; 
  • Dobradiça de leme: usada em portas de habitações, permitindo que elas sejam retiradas sem tocar nas dobradiças; 
  • Dobradiça de mola: usada em portas que devem se fechar por si próprias, como vaivém. Ela tem uma mola simples para portas que se abrem em um só sentido, além de duas molas duplas destinadas para as portas que se abrem em dois sentidos; 
  • Dobradiça desmontável: que permite retirar as portas de armários, por exemplo, para a realização de uma reparação ou pintura; 

  • Dobradiça invisível: indicada para ser colocada em portas de armário. Ela fica visível apenas quando a porta é aberta; 
  • Dobradiça contínua, lateral ou de piano: dobradiça cortada de acordo com o comprimento da tampa (usada em tampas de caixas, baús, etc). 

Como colocar dobradiças com amortecedor? 

O processo de instalação da dobradiça com amortecedor é o mesmo da dobradiça simples. A única diferença é que a dobradiça com amortecedor costuma vir unida ao calço (a peça que deve ficar fixada na parede). Então, basta separar as peças para dar início à instalação. 

O que é anel de dobradiça? 

O anel é um componente que reforça o trabalho de uma dobradiça. Esse modelo é indicado principalmente para a instalação em portas pesadas, com as portas produzidas com madeira maciça. A dobradiça com anel pode ter tamanhos variados e geralmente é feita de metal. 

Qual é o tamanho ideal de dobradiças para portas? 

Não existe uma única resposta para essa pergunta. Para escolher a dobradiça com o tamanho certo, você precisa considerar dois fatores: o peso a largura da porta.  

Além disso, é importante considerar que a dobradiça central deve ser instalada no meio da porta. Já a dobradiça superior e inferior devem ser instaladas a uma distância de 20 cm das extremidades. 

Por fim, um detalhe importante: quanto mais pesada e mais alta é a porta, mais dobradiças são necessárias para garantir um suporte seguro. 

Onde encontrar dobradiças para comprar? 

Você pode encontrar os vários tipos de dobradiças com a AutoInd

Atendemos em todo o território nacional por meio do nosso canal de atendimento e plataformas, com consultores sempre prontos para tirar dúvidas e oferecer a melhor solução para os clientes. 

Neste post, vimos quais são os tipos de dobradiças e as suas principais utilidades. Vale lembrar que, para ter materiais de qualidade na sua instalação, é preciso ir em busca de distribuidores especializados para comprar suas peças. 

Agora, se você quiser conhecer todos os produtos da AutoInd, basta acessar o nosso site e conferir o catálogo completo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp