Esferas de aço – quais são as utilidades?

Muito comuns em objetos que precisam ser movimentados com frequência, as esferas de aço são bolinhas que podem ser utilizadas para várias finalidades e tipos de aplicações.   

Existem diversos tipos de esferas, de tamanhos, precisões e materiais diferentes. Entre elas está a esfera de aço, que é o tipo mais utilizado.  Acompanhe a matéria e entenda suas composições e onde aplicá-las. Vamos lá!? 

Variações das esferas de aço  

Os materiais de esferas de aço são divididos em:  

São mais utilizadas em aplicações de razoável choque mecânico e que exijam custos menores. Apresentam um bom equilíbrio entre preço e resistência mecânica e podem ser maleáveis ou duras, com boa ductilidade. Tendem a oxidar quando expostas ao ambiente se não acondicionadas adequadamente.  

As esferas de aço cromo AISI 52100 são mais conhecidas pelo seu uso na indústria de rolamentos. Por apresentar alto percentual de Cromo e Carbono na sua composição, essa liga apresenta ótimo desempenho mecânico e resistência a corrosão. São indicadas para serem utilizadas em aplicações que exigem maior resistência a choques mecânicos.  

As esferas de aço inox são resistentes à corrosão, pouco reagentes a ambientes úmidos e resistentes a diferentes temperaturas. São indicadas para serem utilizadas em aplicações que entram em contato com elementos oxidantes.  
 

Esfera de baquelite https://autoind.com.br/?s=esferas  

Esfera plástica  https://autoind.com.br/?s=esferas  

É importante saber que esses três tipos de esferas de aço possuem composições químicas diferentes, por isso, se tornam mais apropriadas para diferentes tipos de aplicação. Para determinar a esfera ideal para sua aplicação, deve-se considerar esses aspectos químicos. 

Principais aplicações  

As esferas de aço podem ser utilizadas em milhares de aplicações, entre as mais comuns estão:  

  • Esfera de aço cromo para rolamento  
  • Esfera de aço cromo para aplicações automotivas  
  • Esfera de aço inox para polimento  
  • Esfera de aço inox para esmalte  
  • Esfera de aço carbono para rodízio  
  • Esfera de aço forjado para moagem  
  • Esfera de aço fundido para moagem  
  • Esfera de aço inox para indústria química  
  • Esfera de aço inox para indústria alimentícia  
  • Esfera de aço para bicicletas  
  • Esfera de aço para airsoft  
  • Esfera de aço para polimento  
  • Esfera de aço para estilingue  

É de suma importância levar em consideração o grau da esfera de aço, pois em aplicações mais complexas, por exemplo, a esfera necessita ser mais precisa e, com isso, o grau precisa ser menor. A lógica aqui é: quanto menor o grau da esfera de aço, mais precisa ela será.  

Outro fator que deve ser considerado é a medida das esferas de aço, visto que existem centenas de medidas diferentes.   

Conheça a AutoInd e garanta produtos de qualidade 

A AutoInd atua no ramo de distribuição de peças e acessórios para montagem e manutenção industrial, atendendo de maneira eficaz diversos segmentos de fabricação, manufatura, reparação e revenda.   

Com uma ampla e variada linha de produtos, a AutoInd disponibiliza para seus clientes produtos de qualidade e com alta tecnologia de fabricação, aliados a um atendimento diferenciado e garantia de melhores preços e condições comerciais. 

Localizados na capital paranaense, atende todo o território nacional por meio dos canais de atendimento e plataformas multimídia, com consultores comerciais sempre prontos para oferecer a melhor solução, além do compromisso com uma logística eficiente. 

Para conferir o catálogo completo com os produtos que a Autoind oferece basta acessar o link: https://autoind.com.br/catalogo/ 

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp