Arruelas: para que servem?

As arruelas são materiais essenciais na hora de unir peças ou um conjunto de peças. Elas possuem formato de círculo com um furo no centro, do qual serve para passar o corpo do parafuso. Sua principal função é proteger as superfícies da peça evitando o contato direto com a porca. Além disso, as arruelas servem para garantir a fixação em locais de muita vibração ou movimento. Elas trabalham para distribuir a força em que os parafusos e porcas são submetidos, evitando que ambos se soltem.   

Existem diversos tipos de arruelas, que são utilizadas em diferentes situações e que evitam o afrouxamento da porca, porém, o tipo mais comum é a arruela lisa, sendo este o modelo mais utilizado em diversas áreas de aplicação. Conheça cada tipo e suas funções: 

Principais arruelas e para que servem 

Arruela chanfrada – Essa arruela é muito utilizada em equipamentos que possuem acabamento externo constituído de chapas finas.  

Arruela dentada – Sua principal função é evitar o afrouxamento de parafusos e porcas em sistemas sujeitos a vibrações. A arruela dentada também permite a distribuição por igual da força de aperto entre todas as partes: a porca, o parafuso e as peças.   

Arruela de pressão – A arruela de pressão, como o próprio nome sugere, é muito utilizada em máquinas e equipamentos que sofrem vibrações constantes. Ela proporciona um bloqueio, compensando o afrouxamento causado pelo desgaste do material.  

Arruela lisa – A arruela lisa é a mais utilizada. Sua principal função é evitar que o parafuso penetre dentro do córtex próximo, além de distribuir igualmente o aperto e melhorar os aspectos do conjunto. Esse tipo de arruela, por não ter elemento de trava, é muito utilizada em órgãos de máquinas que sofrem pequenas vibrações.  

Arruela ondulada – Esse material não possui cantos vivos. É comum ser utilizada em superfícies pintadas, evitando danificação do acabamento.  

Arruela de travamento com orelha – Essa arruela é utilizada dobrando a orelha sobre o canto vivo da peça. Em seguida, deve dobrar a outra aba da orelha envolvendo um dos lados chanfrado do conjunto porca / parafuso.  

Arruela para perfilados – Essa arruela é utilizada em montagens que envolvem cantoneiras ou perfis em ângulo. Por ter um formato muito singular, a arruela para perfilados tem como principal função compensar os ângulos, deixando-os perfeitamente paralelas as superfícies a serem parafusadas.  

AutoInd: Qualidade e garantia de bons negócios   

A AutoInd atua no ramo de distribuição de peças e acessórios para montagem e manutenção industrial, atendendo de maneira eficaz diversos segmentos de fabricação, manufatura, reparação e revenda.   

Com uma ampla e variada linha de produtos, a AutoInd disponibiliza para seus clientes produtos de qualidade e com alta tecnologia de fabricação, aliados a um atendimento diferenciado e garantia de melhores preços e condições comerciais. 

Localizados na capital paranaense, atende todo o território nacional por meio dos canais de atendimento e plataformas multimídia, com consultores comerciais sempre prontos para oferecer a melhor solução, além do compromisso com uma logística eficiente. 

Aliás, para conferir o catálogo completo com os produtos que a AutoInd oferece basta acessar o link: https://autoind.com.br/catalogo/ 

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp