A importância de peças de qualidade para instalações básicas

Investir em peças de qualidade para instalações básicas é um sinal de segurança e eficiência. Com elas você garante o bom funcionamento dos equipamentos e evita problemas financeiros provocados por danos inesperados. 

Entenda melhor neste artigo sobre qual é a importância de usar peças de qualidade. Além disso, veja nossas dicas sobre gestão de manutenção e as melhores peças para instalações básicas.  

Quais são as instalações básicas? 

Os diferentes tipos de instalações existentes na indústria permitem o devido funcionamento das unidades de processamento. Por meio delas, é possível manter a produção de maneira ininterrupta e minimizar custos operacionais. 

O primeiro passo para a manutenção adequada dos equipamentos é conhecer quais são os principais tipos de instalações básicas. São elas: 

  • Instalações elétricas; 
  • Instalações especiais; 
  • Instalações hidrossanitárias; 
  • Instalações industriais e sistemas produtivos. 

Importância de peças de qualidade 

Investir em peças de boa qualidade é essencial para qualquer empresa. Afinal, quando uma máquina apresenta falhas e para de maneira inesperada, toda linha de produção pode ser comprometida.  

Nesses casos, além do prejuízo financeiro, é provável que a empresa precise lidar com outros problemas como a perda de clientes e a reputação negativa no mercado. Portanto, quando uma empresa decide investir em qualidade, ela também investe em segurança e eficiência. 

Equipamentos de qualidade apresentam menor risco de falhas, principalmente, quando são submetidos a processos rigorosos de manutenção preventiva. 

Com que frequência realizar a manutenção 

Fazer a gestão de manutenção é uma das principais estratégias para manter o crescimento de uma empresa e o padrão de qualidade dos produtos fabricados. No entanto, para realizar esse processo de maneira correta, é preciso estar atento a frequência de cada etapa: 

Manutenção preventiva 

Como o próprio nome indica, esse tipo de manutenção tem como objetivo prevenir a ocorrência de um problema no processo produtivo. Para tanto, são realizadas vistorias e atividades como troca de peças, limpeza e lubrificação dos equipamentos periodicamente, mas sem prejudicar a produção. 

Manutenção preditiva 

A manutenção preditiva é realizada por meio do acompanhamento e análise das condições de equipamentos e instalações, com o objetivo de prevenir que o problema não ocorra futuramente. O indicado é que ela seja realizada constantemente. 

Manutenção produtiva total 

A manutenção produtiva total atua em todos os aspectos ligados ao processo produtivo, ou seja, o comportamento dos indivíduos e dos equipamentos. Caso seja identificado algum problema, a empresa deve realizar atividades que melhorem a produtividade como substituição de peças e treinamento dos colaboradores. 

Onde encontrar peças de qualidade? 

Além da manutenção regular, a utilização de peças de qualidade é fundamental para garantir a longevidade das máquinas e demais equipamentos da empresa. Esses cuidados evitam a ocorrência de falhas maiores que levam a grandes paralisações e atrasos na produção. 

AutoInd entende a importância de peças de qualidade na produção industrial. Por isso, oferece uma ampla variedade de itens para seus clientes, desenvolvidos com alta tecnologia, disponíveis à pronta entrega e com preços competitivos. 

Peças para instalações básicas 

A manutenção das instalações básicas requer o uso de diversas peças. Entender quais são as principais peças e suas funções aumenta suas chances de fazer escolhas mais acertadas, além de evitar gastos extras com a compra de peças desnecessárias.  

Acompanhe a seguir quais são as principais peças usadas para instalações básicas e que estão disponíveis no Catálogo da AutoInd:  

  • Arruelas: peça usada para suportar o peso de um parafuso ou estrutura;  
  • Porcas: componente de fixação com função de travar a rosca do parafuso ou evitar o seu afrouxamento; 
  • Buchas: o principal objetivo desse componente é servir de apoio para peças fixas ou removíveis; 
  • Parafusos: peças utilizadas para segurar, fixar, suster ou prender outra diferente, fazendo parte de algum tipo de dispositivo ou mecanismo.  
  • Manípulos: peças produzidas por meio do método de injeção de polipropileno e fabricados por meio do uso de ferro e plástico de alta resistência. Podem ser encontrados em diversas medidas, que permitem que elas sejam usadas em diversos produtos e máquinas. 
  • Molas: peças muito utilizadas no ramo industrial, encontrados em inúmeros tipos, com características e finalidades distintas, como amortecimento de veículos automotivos, prendedores de roupas ou em equipamentos odontológicos. 

O que pode ser prevenido comprando peças de qualidade 

Para a manutenção de máquinas, é necessário utilizar peças de qualidade que garantem a segurança e maior durabilidade do equipamento. Caso contrário, a indústria pode ter problemas com a interrupção do processo produtivo, baixa qualidade do produto final, aumento de custos, entre outros. 

Trabalhar com produtos de qualidade é a especialidade da AutoInd. Há mais de 10 anos no ramo de distribuição, a empresa tem uma ampla e variada linha de peças com preço acessível e disponível para pronta entrega. 

Entre em Contato com a AutoInd e saiba mais sobre como melhorar a performance das instalações básicas da sua empresa. 

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp