Parafusos e porcas para indústria: existe diferenciação entre as peças?

Existe no mercado uma ampla e variada linha de produtos de distribuição de peças e acessórios para montagem e manutenção industrial. Há muita diferenciação entre as peças e, aqui neste post vamos falar um pouco sobre as funções e as diferenças entre parafusos e porcas para indústria.   

Para começar, é preciso entender que tanto os parafusos quanto as porcas são elementos de fixação (EF), ou seja, servem para prender e fixar alguma coisa em outra.  

Além dos parafusos e das porcas existem mais vários outros elementos de fixação, assim como arruelas, prisioneiros, rebites, pinos, anéis de retenção, abraçadeiras, grampos, cupilhas, pregos, entre outros.  

Aqui vamos falar especificamente dos parafusos e porcas. Vamos lá!?  

Porcas 

As porcas, dotadas de roscas internas, são aparentemente mais frágeis, mas, a verdade é que elas são muito resistentes e podem ser encontradas em diversos tipos de materiais, assim como plástico, aço e bronze, que são as mais comuns. Mas, as porcas podem ser encontradas também em banhos de zincagem, bicromatização e galvanização, que são acabamentos para proporcionar uma proteção maior às peças, evitando que elas fiquem enferrujadas com o passar do tempo.  

Basicamente, as porcas têm como função principal garantir a fixação do parafuso, servindo como uma “trava” para o objeto.  

Tipos de Porcas 

Existem diversos tipos de porcas, entre as mais comuns estão: sextavada autotravantes, castelo, borboleta, quadrada, dupla e cônica. Existem outros modelos também que são usadas em situações mais específicas.  

  • Sextavada – Modelo que serve para a maioria das áreas de aplicação.  
  • Autotravantes – Conhecida como porca tipo Parlock, é indicada para fixação autrovante em parafusos e pinos roscados. Possui inserto de nylon que proporciona maior segurança que confere maior resistência à oxidação / corrosão.  
  • Castelo – Este tipo de porca é muito presente no universo industrial e automotivo. Sua função é o travamento em diversas peças, rodas e outros sistemas. Os principais tipos de porca castelo são: porca castelo sem coroa, porca castelo com coroa alta e porca castelo com coroa baixa.  
  • Borboleta – As porcas borboletas são ferramentas de construção próprias para apertos feitos manualmente, ou encaixe com pressão autotravante.  
  • Quadrada – Como o próprio nome diz, é uma porca no formato quadrado que possui um furo roscado em seu interior que serve para sem montado em outro elemento de fixação. Geralmente é fabricada em aço inox ou aço carbono, com diversos acabamentos que podem ser polido, enegrecido de têmpera ou zincado a fogo.   
  • Dupla – Muito utilizada em caminhões, implementos agrícolas, tratores e outros veículos pesados.  
  • Porca Pesada 2H  – A porca sextavada ASTM pode ser utilizada em ancoragens químicas, instalações de máquinas, equipamentos, estruturas metálicas, recuperação e reforço estrutural em vigas e pilares de concreto. 

Vale ressaltar que existem dois segmentos que a atenção com a fixação das porcas precisa ser redobrada, sendo eles o automobilístico e industrial. Isso porque é comum que as porcas afrouxem com vibrações constantes, o que pode trazer perigo para a segurança dos motoristas ou dos condutores de maquinários e equipamentos.  

Parafusos  

Os parafusos são itens simples e essenciais para a fixação não permanente de objetos. Por serem super versáteis se tornaram fundamentais em diversas áreas, desde a construção de motores, carros, construções prediais e até mesmo aviões.  

Tipos de parafusos  

Existem diversos tipos diferentes de parafusos, mas, basicamente eles se diferenciam em quatro quesitos: formato da cabeça do parafuso, da rosca, da haste e do tipo de acionamento do objeto. Esses diferenciais os colocam em varias categorias diferentes:  

  • Parafuso Sextavado – Parafuso Sextavado é utilizado em diversas aplicações desde montagens de máquinas, estruturas metálicas, ou qualquer aplicação que seja necessária a união de peças desmontáveis. 
    Pode ser aplicado com uso de uma Porca Sextavada, quadrada ou outro modelo, ou ainda ser aplicado em um furo roscado na própria peça. 
  • Parafuso AutoBrocante– Parafuso com ponta broca é utilizado para fixação de chapas em estruturas metálicas. 
    Existem diversos modelos de parafusos com ponta broca e cada um tem sua aplicação específica. 
    Utilizados na construção civil, na montagem de estruturas e máquinas e em diversos outros segmentos. 
  • Parafuso para Madeira – Parafuso para madeira também conhecidos como Chipboard, são amplamente aplicados em montagem de itens de madeira como móveis, artesanato ou outros. Estes parafusos são normalmente encontrados com cabeça Chata (escareada), cabeça Panela, Cabeça Flangeada, cabeça Oval. 
  • Parafuso Allen – Parafuso Allen cabeça cilindrica, é amplamente utilizado no segmento metalmecânico na montagem de máquinas, moldes, ou estruturas que necessitem de fixação de alta resistência mecânica. 
  • Parafuso Allen s/Cabeça –Parafuso Allen sem cabeça são utilizados na fixação de componentes industriais como peças de máquinas e em diversos segmentos da indústria. 
  • Parafuso Estrutural – Parafuso estrutural: O parafuso sextavado ASTM A325 possui a cabeça maior, que é conhecida como “pesada” e na sua rosca com comprimento menor, dessa forma permite o deslocamento da rosca para fora do plano de cisalhamento, com isso o parafuso sextavado ASTM A325 pode resistir a tensões de sentidos contrários e sem correr risco de deformação. 
    O parafuso sextavado ASTM A325 possui grande resistência por isso é utilizado em construções metálicas, pontes, prédios, caminhos de rolamento, mezaninos e estruturas metálicas no geral. Este parafuso dispensa e utilização de solda em muitas situações, possibilidade de desmontagem e remontagem, e maior confiabilidade às propriedades mecânicas devido ao produto ser normalizado. 
  • Parafuso Frances –Parafuso Francês é utilizado principalmente em trabalhos com madeira, como carroçarias de caminhões, implementos agrícolas, cercas e portões de madeiras, entre outras aplicações. 

Escolha Certa  

Autoind atua no ramo de distribuição de peças e acessórios para montagem e manutenção industrial, atendendo de maneira eficaz diversos segmentos de fabricação, manufatura, reparação e revenda. Possui uma ampla e variada linha de produtos de qualidade e alta tecnologia de fabricação, aliados a um atendimento de primeira!  

Além de oferecer aos seus clientes os melhores preços e formas de pagamento.  

Quer conhecer mais, acesse o link https://autoind.com.br/ e confira!  

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp