Arruela MB e Porca KM: você conhece essas peças?

Quem atua na indústria sabe que a presença de máquinas e peças de qualidade é algo crucial para evitar interrupções na linha de produção, além de estagnação e até eventuais perdas. Existem muitos tipos de peças usadas no trabalho industrial e, dentre as mais importantes, estão a arruela MB e a porca KM

Elas costumam ser usadas de forma conjunta para garantir a completa fixação do maquinário. Neste post, vamos explicar o que você precisa saber sobre essas duas peças e as suas utilidades na indústria. Tem interesse? Confira e tire suas dúvidas! 

O que é Arruela MB? 

A arruela MB é uma peça que serve para garantir o travamento da porca e evitar que ela se solte da bucha ou do eixo.  

A estrutura da peça é composta por uma arruela com dentes ao redor da parte externa, que podem ser dobrados e fixados no equipamento. Na parte interna, a arruela possui um dente único. Suas medidas são descritas na Norma DIN 5406:  

  • 45mm de diâmetro interno;  
  • 69mm de diâmetro externo;  
  • 56mm de diâmetro do chanfro;  

  • 1.2mm de espessura;  
  • 6mm de largura do dente interno  
  • 6mm de largura do dente externo. 

Você também pode encontrar a Arruela MB pelas denominações arruela aranha arruela de trava

Qual é a utilidade da Arruela MB? 

A principal função da arruela MB, e a mais comum, é travar a porca de fixação. Ela engata um rasgo de chaveta na rosca da bucha de fixação, o que gera o travamento da porca na posição adequada quando uma das suas abas é dobrada para o interior de um dos rasgos da chaveta, garantindo a segurança do maquinário

O que é uma Porca KM? 

A porca KM é um dispositivo utilizado para fixar rolamentos e outros componentes na bucha de fixação ou em assentos de eixo cônico. As medidas e tolerâncias da peça são classificadas de acordo com a Norma DIN 981. Elas são vendidas em milímetros, possuem formato redondo com rosca interna e 4 ranhuras na parte externa.  

Você também pode encontrar a porca KM pelas denominações porca de fixação e porca de segurança

Qual é a utilidade da Porca KM? 

A porca KM é utilizada em combinação com a Arruela MB para a fixação, mas também é comum utilizá-la com outros dispositivos, como grampos, parafusos e chapas de fixação. Todos esses dispositivos ajudam a travar a porca KM na posição planejada com precisão absoluta sobrepondo linguetas sobre as ranhuras da peça.  

É importante saber que os dispositivos complementares são adquiridos separadamente, pois cada um deles é mais apropriado para uma situação específica. 

Qual é a importância de peças de qualidade? 

Para garantir bom funcionamento e durabilidade do seu maquinário, é importante que você adquira as peças industriais de um fornecedor comprometido com a qualidade desses itens segundo as normas DIN. 

O ideal é fazer o orçamento com uma empresa especializada na distribuição de peças de fixação e vedação. Dessa forma, você pode contar com profissionais experientes e capazes de indicar a opção certa para cada aplicação. 

Aqui na AutoInd, você vai encontrar um amplo catálogo de produtos de qualidade e fabricados com alta tecnologia, além de um atendimento diferenciado e a garantia de melhores preços. 

Chegamos ao final do conteúdo e esperamos que você tenha gostado de conhecer melhor as peças Arruela MB e Porca KM.  Como vimos, se você quer garantir o pleno funcionamento dessas peças, nada melhor do que buscar um bom fornecedor. 

Então, o que acha de conhecer o catálogo completo da AutoInd? Acesse nosso site e encontre peças industriais com os melhores preços do mercado

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp