Evitando falhas em montagens com parafusos

Por pequenos descuidos podem ocorrer grandes falhas em montagens envolvendo parafusos, cuja sua principal função é servir como uma peça de ligação entre a porca e um material, usado em qualquer tipo de construção.  

Entre as falhas mais comuns estão: perda de tensão ou o auto afrouxamento. 

A perda de tensão, por exemplo, acontece quando há uma alteração permanente no comprimento do parafuso ou quando acontece uma grande mudança de temperatura. Para evitar que esse tipo de problema aconteça, o melhor é investir em parafusos que possuem alta razão de comprimento do parafuso sobre diâmetro do parafuso (I/d) ou parafusos e porcas com assento que reduzem o assentamento nas superfícies de apoio.  

Já o auto afrouxamento acontece quando o sistema de travamento fica exposto a cargas cíclicas ou a vibrações. Para evitar que isso aconteça é importante optar por parafusos com alta tração, pois ele permite que as forças de pré-tensão sejam suficientes o bastante para prevenir o movimento relativo. Outra opção que pode ser usada para evitar o auto afrouxamento é aumentar o atrito por meio do acabamento superficial e da estrutura nas superfícies de apoio do parafuso e da porca.  

Então, quando for usar um parafuso para qualquer situação fique atento a esses detalhes para evitar problemas.  

Confiram abaixo algumas opções de parafusos  

Existem uma série de modelos de parafusos, que são divididos em quatro categorias, sendo elas: prisioneiros (que são aqueles modelos de parafusos que não possuem cabeça); passantes (que são os parafusos que precisam da utilidade de porcas); não passantes (que não passam pelo local onde estão sendo aplicados) e os de pressão (que são os modelos de parafusos que precisam somente da pressão para fixar).  

Abaixo selecionamos alguns tipos de parafusos e para que cada um deles é utilizado.  

  • Parafuso cabeça quadrada – São utilizados na fixação das navalhas das colheitas  
  • Parafuso Corpo Retificado – O parafuso corpo retificado é conhecido por sua forma diferenciada e a maneira como pode ser utilizado como elemento de construção, incluindo as linhas de construção civil automotivas, ferramentas, máquinas e equipamentos.   
  • Parafuso Torx – São mais utilizados em máquinas e equipamentos industriais, móveis de aço e outras aplicações diversas. 
  • Parafuso Tampinha Allen – A rosca facilita a montagem do móvel. Chave Allen e sua cabeça foi projetada para permitir o acoplamento de uma tampinha plástica para efeito de acabamento  
  • Parafuso para Puxador – São utilizados para a fixação de puxadores de gavetas de móveis em geral.  
  • Parafuso para Cama – São utilizados exclusivamente na indústria moveleira, principalmente para a montagem de camas, beliches, berços, entre outros.   
  • Parafuso Andaime Cabeça Elíptica – Esse parafuso tem a função de unir e apertar a abraçadeira com o tubo usado na estrutura da plataforma.  

Conheça a AutoInd e garanta os melhores produtos  

A AutoInd atua no ramo de distribuição de peças e acessórios para montagem e manutenção industrial, atendendo de maneira eficaz diversos segmentos de fabricação, manufatura, reparação e revenda.   

Com uma ampla e variada linha de produtos, a AutoInd disponibiliza para seus clientes produtos de qualidade e com alta tecnologia de fabricação, aliados a um atendimento diferenciado e garantia de melhores preços e condições comerciais. 

Localizados na capital paranaense, atende todo o território nacional por meio dos canais de atendimento e plataformas multimídia, com consultores comerciais sempre prontos para oferecer a melhor solução, além do compromisso com uma logística eficiente. 

Para conferir o catálogo completo com os produtos que a Autoind oferece basta acessar o link: https://autoind.com.br/catalogo/ 

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp