Anatomia do parafuso e tipos de haste

A anatomia do parafuso ajuda a entender melhor do que você precisará na sua obra. Qualquer construção, por mais simples que seja, exige o uso de parafusos. Por isso, é muito importante planejar e escolher corretamente os elementos de fixação a serem usados para evitar a concentração de tensão nas peças.  

Basicamente, os parafusos se diferenciam em quatro quesitos: formato da cabeça, rosca, haste e tipo de acionamento do objeto. 

No post de hoje vamos falar um pouquinho sobre os tipos de parafusos, a anatomia dos parafusos e também sobre os tipos de hastes

Anatomia do parafuso

  • Tipos de Ponta – A ponta é a última parte do parafuso e é tão importante quanto às demais. Ela pode determinar o tipo de aplicação do parafuso e até mesmo o material da superfície de aplicação. Entre os tipos de ponta de parafuso estão: piloto, chanfrada, apontada, plana, cônica, côncava, agulha, trilobular, brocante e atarraxante.    
  • Tipos de Rosca – Existem diversos tipos de rosca, sendo que cada um contém seus padrões e normas. Entre elas estão: V aguda, rosca americana, rosca quadrada, ACME, rosca dente de serra, rosca redonda, rosca trapezoidal, ACME de Filete Truncado e Whitworth.  
  • Tipos de haste – A hasta é onde a rosca do parafuso fica localizada. Ela define o tipo de aplicação do parafuso, como por exemplo, se ele será utilizado em conjunto com uma porca ou não. Existem três tipos, sendo eles: Rosca Parcial Paralela, Rosca Parcial no Primitivo e Rosca Inteira.    
  • Tipos de Pescoço – O pescoço do parafuso é a parte que fica abaixo da cabeça e da rosca. Entre as opções estão: quadrados, redondos, ovais, recartilhados ou travadores. Eles também possuem tamanhos diferentes, sendo que alguns podem ser até mesmo mais compridos que as roscas.   
  • Tipos de fenda – A fenda é a cavidade que fica sobre a cabeça do parafuso, onde é exercida a força sobre ele. Nem todos os parafusos têm fendas, mas muitos modelos vêm com esse encaixe que serve como ponto de apoio ao aperto das peças com o auxílio de ferramentas. Os tipos de fenda mais comuns são: Robertson, Six Lobe, Combinada, Simples, Sextavada Interna (ou Allen), Tri Wing, Spanner (Ou Dois Furos), Pozidriv, Philips e Torx. 
  • Tipos de cabeça – A cabeça dos parafusos pode ser redondas, quadradas, achatadas ou em outros formatos. É ela que define o tipo de parafuso e seu formato dependerá do acabamento que se quer obter. Alguns tipos mais comuns de cabeça de parafusos são: sextavada, flangeada, redonda, oval e chata. Também existem parafusos sem cabeça, que recebem o nome de prisioneiros. 

Confiram abaixo algumas opções de parafusos  

Agora que você compreendeu mais sobre a anatomia do parafuso, saiba que existem vários modelos de parafusos que são divididos em quatro categorias, sendo elas: prisioneiros (que são aqueles modelos de parafusos que não possuem cabeça); passantes (que são os parafusos que precisam da utilidade de porcas); não passantes (que não passam pelo local onde estão sendo aplicados) e os de pressão (que são os modelos de parafusos que precisam somente da pressão para fixar).  

Abaixo selecionamos alguns tipos de parafusos e para que cada um deles é utilizado.  

  • Parafuso cabeça quadrada – São utilizados na fixação das navalhas das colheitas  
  • Parafuso Corpo Retificado – O parafuso corpo retificado é conhecido por sua forma diferenciada e a maneira como pode ser utilizado como elemento de construção, incluindo as linhas de construção civil automotivas, ferramentas, máquinas e equipamentos.  
  • Parafuso Torx – São mais utilizados em máquinas e equipamentos industriais, móveis de aço e outras aplicações diversas. 
  • Parafuso Tampinha Allen– A rosca facilita a montagem do móvel. Chave Allen e sua cabeça foi projetada para permitir o acoplamento de uma tampinha plástica para efeito de acabamento  
  • Parafuso para Puxador– São utilizados para a fixação de puxadores de gavetas de móveis em geral.  
  • Parafuso para Cama – São utilizados exclusivamente na indústria moveleira, principalmente para a montagem de camas, beliches, berços, entre outros.  
  • Parafuso Andaime Cabeça Elíptica – Esse parafuso tem a função de unir e apertar a abraçadeira com o tubo usado na estrutura da plataforma.  

Conheça a AutoInd e garanta os melhores produtos  

A AutoInd atua no ramo de distribuição de peças e acessórios para montagem e manutenção industrial, atendendo de maneira eficaz diversos segmentos de fabricação, manufatura, reparação e revenda.   

Com uma ampla e variada linha de produtos, a AutoInd disponibiliza para seus clientes produtos de qualidade e com alta tecnologia de fabricação, aliados a um atendimento diferenciado e garantia de melhores preços e condições comerciais. 

Para conferir o catálogo completo com os produtos que a AutoInd oferece basta acessar o link: https://autoind.com.br/catalogo/ 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp