Classe de resistência de parafuso: como funciona?

Muitos não conhecem a complexidade entorno de um único parafuso e como a escolha da peça errada para determinada situação pode trazer grandes problemas. Por isso, conhecer sobre o material, para qual finalidade ele deve ser usado e se possui garantia de qualidade são fatores fundamentais para poder fazer a escolha certa. 

Outra questão importante é a fixação dos parafusos. Com o aperto excessivo, por exemplo, podemos espanar os fios de roscas, quebrar o parafuso, empenar a peça que está sendo fixada ou ainda podemos esmagar a junta causando vazamento, além de outros problemas. Já com o aperto insuficiente podemos provocar vazamentos, fazer o parafuso se perder ou causar desalinhamento em peças e componentes.    

Classe de resistência do parafuso. Você sabe o que é?  

A classe ou grau de resistência tem a ver com as propriedades mecânicas do parafuso e é indicada através de números ou marcas contidas na cabeça na peça. Para os parafusos com rosca métrica se utiliza o termo “classe” enquanto que para parafusos com rosca polegada o termo correto a ser utilizado é “grau”.  

Marcação no parafuso 

A simbologia para identificação da classe de resistência consiste em dois números, separados por um ponto. Ex: 5.8. O número da esquerda do ponto, multiplicado por 100, nos dá o valor da resistência à tração. Já o número da direita do ponto, multiplicado pelo valor da resistência a tração (obtido no cálculo anterior), nos dá o limite de escoamento.  

No caso de parafusos polegada, a indicação do grau é realizada através de marcas ou, em alguns casos, a ausência delas. Os graus de resistência dos parafusos polegada são equivalentes às classes de resistência dos parafusos métricos.    

Quanto maior a classe / grau de resistência do parafuso, maior sua capacidade de gerar força, porém, menor será sua ductibilidade (propriedade do material de sofrer deformação permanente sem romper, sendo que, quanto menos dúctil for o parafuso, menos será sua capacidade de alongamento sem se romper).   

AutoInd: Qualidade e garantia de bons negócios   

A AutoInd atua no ramo de distribuição de peças e acessórios para montagem e manutenção industrial, atendendo de maneira eficaz diversos segmentos de fabricação, manufatura, reparação e revenda.   

Com uma ampla e variada linha de produtos, a AutoInd disponibiliza para seus clientes produtos de qualidade e com alta tecnologia de fabricação, aliados a um atendimento diferenciado e garantia de melhores preços e condições comerciais. 

Localizados na capital paranaense, atende todo o território nacional por meio dos canais de atendimento e plataformas multimídia, com consultores comerciais sempre prontos para oferecer a melhor solução, além do compromisso com uma logística eficiente. 

Catálogo de produtos 

AutoInd possui um amplo portfólio de produtos com elementos de fixação, termoplásticos e termofixos, parafusos, porcas e arruelas. 

Confiram algumas opções de parafusos:  

Descrição: Os Olhais de Suspensão costumam ser aplicadas em peças com movimentação de cargas em equipamentos pesados tais como, quadros de força, motores e outros painéis. Os Olhais da AutoInd atendem às exigências de segurança do mercado, proporcionando uma ótima durabilidade aos equipamentos. 

Descrição: Desenvolvido e fabricado de modo a oferecer maior praticidade e eficiência em aplicações diversificadas, o parafuso posicionador com esfera, principalmente quando disponibilizado por uma empresa competente e qualificada no segmento, é um produto capaz de atender a todos de maneira muito satisfatória. Robusto e eficiente, o parafuso posicionador com esfera é um item simples, porém, muito versátil, sendo que a sua aplicação também pode atuar com outra finalidade da qual ele originalmente foi projetado. Seu material é de aço carbono ou de aço inox. 

Para conferir o catálogo completo basta acessar: https://autoind.com.br/catalogo/ 

Entre em contato e saiba mais.   

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp