ISO 9001: gestão de qualidade

Se você quer gestão de qualidade não tem como fugir da International Organization for Standardization – ISO 9001, que foi criada, justamente com a perspectiva de que as empresas certificadas atinjam metas e possam garantir a capacidade de eficiência tanto na parte de produção quanto na entrega dos produtos e serviços. Sendo assim, uma das soluções básicas da ISO 9001 é alcançar um consenso sobre soluções que possam atender às demandas da empresa, da sociedade e do comércio, ou seja, todas as partes interessadas.  

ISO 9001 geralmente é a porta de entrada para as empresas no âmbito das certificações, pois é a norma mais abrangente e aplicável a todo tipo de organização. Sua definição e seus requisitos são base para as demais normas da família ISO.  

Seu principal objetivo é aprovar e promover o desenvolvimento de normas internacionais, testes e certificação de empresa e produtos, sendo as principais normas relacionadas ao modelo de gestão da qualidade. 

O que é a ISO 9001  

A ISO 9001 é um conjunto de normas técnicas, que tem como objetivo a padronização de um produto e a satisfação do cliente. Por ser a mais abrangente das normas certificadoras, é a mais utiliza no SGQ. A certificação ISO 9001 tem como objetivo melhorar a gestão de uma empresa e pode ser aplicado em conjunto com outras normas de funcionamento, como normas de saúde ocupacional, de meio ambiente e de segurança, por exemplo.  

Principais vantagens da certificação da ISO 9001  

certificação da ISO 9001 é fundamental para as empresas que querem qualidade e buscam passar mais credibilidade e segurança aos seus clientes. Entre as principais vantagens, podemos citar:  

  • Confiabilidade: Hoje em dia, com a facilidade da internet, as pessoas pesquisam muito a respeito das empresas e dos produtos antes de concluir uma compra, seja ela de um serviço ou de um produto. Por isso, ter a certificação da ISO 9001 será um grande diferencial para mostrar para seu cliente ou futuro cliente que ele pode confiar em você, pois ela propõe requisitos que aperfeiçoam o sistema de gestão de qualidade aprimorando os processos de forma geral da organização. Ou seja, a ISO 9001 incentiva a melhora crescente das empresas.    
  • Reconhecimento internacional: A ISO 9001 possui validação e reconhecimento internacional e o selo da norma abre portas para negociação com qualquer tipo de empresa dentro e fora do país.  
  • Melhoria do desempenho do produto / serviço: É importante destacar que o selo de qualidade é focado na qualidade dos processos de uma organização, mas, embora a norma não atue diretamente nos serviços e produtos, sua aplicação resulta na melhoria desses.    
  • Satisfação do consumidor: Ter o selo 9001 significa que sua empresa se preocupa com as expectativas e com os interesses dos seus clientes. Toda empresa que conta com clientes satisfeitos tem mais probabilidade de crescimento no faturamento e, consequentemente na lucratividade.   

O que é necessário para a certificação  

Hoje em dia até mesmo as empresas de pequeno porte buscam pela certificação da ISO 9001 e, para conseguir a empresa precisa apenas:  

  • Possuir um CNPJ;  
  • Cumprir a legislação pertinente ao negócio e; 
  • Implementar os seguintes requisitos: Identificar o contexto da organização, identificação das partes interessadas, mapeamento de processos, definição de liderança, política de qualidade, planejamento do Sistema de Gestão, definição dos recursos para atendimento do planejamento, processos de operação, verificação do cumprimento os objetivos, ações corretivas, realizar a Auditoria Interna e contratar um organismo de certificação.  

Validade da Certificação  

A certificação da ISO 9001 possui validade de 3 anos e, após este período a empresa precisa passar por uma nova Auditoria de certificação, ou seja, uma recertificação. Isso é necessário para verificar a evolução do Sistema de Gestão da Qualidade e quais foram as melhorias alcançadas neste período. Infelizmente, é exatamente neste momento que muitas empresas perdem a certificação, pois esquecem que a recertificação é tão importante quanto o início do processo.   

Iniciamos nossa Certificação ISO 9001 

Preocupada em entregar os melhores produtos e serviço aos nossos clientes e colaboradores, a AutoInd iniciou o seu processo de certificação ISO 9001. Esta é a garantia da excelência em nossos produtos e processos aliada a um atendimento diferenciado, preços competitivos e as melhores condições comerciais.    

AutoInd: Qualidade e garantia de bons negócios   

A AutoInd atua no ramo de distribuição de peças e acessórios para montagem e manutenção industrial, atendendo de maneira eficaz diversos segmentos de fabricação, manufatura, reparação e revenda.   

Com uma ampla e variada linha de produtos, a AutoInddisponibiliza para seus clientes produtos de qualidade e com alta tecnologia de fabricação, além de preços diferenciados. 

Localizados na capital paranaense, atende todo o território nacional por meio dos canais de atendimento e plataformas multimídia, com consultores comerciais sempre prontos para oferecer a melhor solução, além do compromisso com uma logística eficiente. 

Catálogo de produtos 

AutoInd possui um amplo portfólio de produtos com elementos de fixação, termoplásticos e termofixos, parafusos, porcas e arruelas.  

Para conferir o catálogo completo basta acessar: https://autoind.com.br/catalogo/ 

Entre em contato e saiba mais.   

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp