Graxeiras: para que servem e como usar?

Todas as máquinas industriais necessitam de um bom sistema de lubrificação. É isso que garante a integridade dos seus componentes, que executam os mais variados tipos de movimentos. É aí que entra a importância das graxeiras. 

Com a lubrificação das máquinas com uma graxeira, a fricção do maquinário é reduzida, o que ajuda a amenizar o desgaste das peças. Ou seja, essa é uma forma de fazer uma manutenção preventiva e aumentar a vida útil das máquinas

Para conhecer mais sobre as graxeiras e como você pode usá-las, confira as informações que separamos neste post. 

O que são graxeiras? 

As graxeiras estão entre os principais elementos de fixação da indústria. O seu objetivo é facilitar a lubrificação de peças, máquinas e equipamentos. As graxeiras também podem proteger o ponto de lubrificação contra impurezas e evitar que a graxa retorne para o repositório. 

Elas costumam ser utilizadas em elementos mecânicos confinados, ou seja, que possuem acesso restrito. É comum encontrar graxeiras em caminhões, ônibus, suspensões, mancais e caixas de engrenagens. 

Os tipos de graxeiras mais comuns no mercado de peças são três: graxeiras 90°, graxeiras 45° e graxeiras retas. 

Como funciona na prática? 

A graxeira geralmente é composta com uma esfera de vedação impulsionada por uma pequena mola que permite adicionar o lubrificante sem que ele retorne. 

Por meio dessa esfera mais acentuada, você pode injetar graxa em eixos, suspensão, tuchos, rolamentos, articulações etc. 

Como fazer uma engraxadeira? 

Se você ainda não pode comprar uma engraxadeira de fábrica, saiba que é possível ter uma bomba graxa feita manualmente e usá-la em máquinas que necessitam de uma quantidade baixa de lubrificação. 

É possível fazer uma engraxadeira a partir de peças usadas ou até mesmo uma simples com utensílios domésticos. Tudo vai depender do nível de maquinário para o qual você precisa de uma engraxadeira. Para a linha de produção, é importante contar com uma engraxadeira de fábrica. 

Quais são os riscos de não lubrificar corretamente as máquinas? 

Para garantir a produtividade dos seus equipamentos e ter mais segurança no trabalho, é preciso ter cuidados com a sua máquina, e um deles é a lubrificação correta. 

 A graxa tem propriedades anti-oxidação, além de ser um elemento com resistência à água e outros solventes. A sua capacidade de adesão e o suporte a mudanças de temperaturas ajuda os equipamentos a diminuir o desgaste. 

Sem a lubrificação, o equipamento tem a vida útil prejudicada e corre o risco de entrar em pane, o que pode causar grandes prejuízos financeiros. 

Da mesma forma, é preciso manter a cautela, pois o excesso de graxa pode ser responsável por problemas graves como vazamentos e superaquecimento, além de sobrecarregar vedações importantes. 

Neste post, você viu qual é a importância das graxeiras. Além disso, aprendeu como fazer uma engraxadeira manual e por que manter a lubrificação correta do equipamento. Esperamos que essas informações sejam úteis para você daqui por diante! 

Quer receber novidades sobre peças industriais? Então, siga a AutoInd nas redes sociais e acompanhe nossas publicações no Instagram!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp