Bucha plástica industrial – por que preciso ter?

A bucha plástica é um item fundamental para qualquer pessoa que está envolvida em alguma obra ou reforma domiciliar. Pode parecer um item bem simples, mas existem buchas de diversos tipos e materiais, cada modelo desenvolvido para uma finalidade específica. Para se ter uma ideia, existem buchas para a perfuração de tijolo baiano, tijolo maciço, concreto, drywall, madeira e por aí vai. A lista é grande. 

A bucha roscada, por exemplo. São insertos roscados geralmente fabricados em Aço Chumballoy. Pela sua infinidade de modelos de diâmetro, essa categoria proporciona uma operação diversificada, dando, a quem a utiliza, tanto a opção de variação na abertura quanto nas medidas internas e externas da perfuração. 

Seus modelos também variam. Dentro da categoria, é possível encontrar no mercado as seguintes roscas: Rosca Métrica Grossa (M); Rosca Métrica Fina (MF); Rosca Unificada Série Grossa (UNC) e Rosca Standard inglesa WhitWorth Série Grossa (BSW), por exemplo. 

 
Para que serve?  

A principal função da bucha roscada é reparar furos em roscas danificadas, garantindo um novo filete e, para utiliza-la, é necessário o acompanhamento de alguns materiais de acompanhamento. Ter ao lado Um Macho, um Vira Macho (Desandador), uma Broca e uma cola especial para aplicação da ferramenta se houver necessidade é indispensável (cola trava rosca). A seguir, segue o passo a passo para uma boa utilização: 

1º passo: Realize o furo no material com a broca, lembrando-se sempre de manter a furadeira em 90º para que ela fique da forma mais reta possível. 
 
2º passo: Após realizar o furo, é necessário que se faça a abertura de rosca com o Macho, utilizando um Vira Macho tipo Desandador. Para esse procedimento é indicado que se aplique lubrificante, evitando assim que sua ferramenta sofra danos. (Sempre em 90º). 

3º passo: Depois de feito a abertura de rosca, basta inserir a cola (caso precise) e aplicar a bucha. 

Pronto, seu inserto roscado já está preparado para uso! 

Outros modelos de bucha plástica

Conhecer qual é o tipo ideal de bucha para determinada obra também é sinônimo de segurança, isso porque o material é a “ancora” de uma reforma domiciliar. A seguir, estão outros modelos de buchas e suas funções para cada tipo de serviço. 

Tipos de bucha plástica mais comuns no mercado 

Buchas S e A: são as mais convencionais. Elas funcionam para perfurar quase todo tipo de material, sejam paredes de concreto, alvenaria, tijolo maciço e por aí vai. É importante também saber o cálculo da aba dessas buchas, porque elas controlam a profundidade que o material vai alcançar dentro do material perfurado. E uma dica: essa especialidade de buchas vem com um indicativo numeral para a escolha do tamanho da broca. Por exemplo: para buchas de numero 10, a broca de 10mm é o material ideal para a perfuração. Podem ser de nylon, polietileno, polipropileno ou aço, também conhecido como chumbador parabolt, e são facilmente encontradas em lojas de matérias de construção; 

Bucha universal- também conhecida como bucha Ux, ela pode ser aplicada em todo o tipo de material, e sua escolha se torna interessante principalmente quando ainda não se tem o conhecimento aprofundado do local que vai ser perfurado. Se não souber qual tipo de bucha usar, a universal pode ser a melhor opção a curto prazo. Outra coisa interessante é que seu material é bastante resistente, principalmente contra o envelhecimento. Por isso, vale a pena ter sempre uma dessas em casa para possíveis imprevistos; 

Bucha de expansão Sx- Essa categoria de buchas é interessante porque transfere força para um material de construção diferenciada, principalmente porque seu material é composto de nylon. 

Bucha KT- É, de todas as buchas convencionais, a que tem o formato mais diferenciado. Sua utilidade é fundamental em perfurações de drywall ou painéis de madeira, graças a um dispositivo na ponta do material que abre e faz uma forte fixação. Também é confeccionada em nylon, portanto, sua resistência, igualmente ao exemplo anterior, é ponto de destaque. 

Bucha TAB– são buchas que têm um corpo metálico com tiras plásticas. E bucha metálica, segundo os especialistas, é sinônimo de alta resistência. Por causa da sua composição, elas são capazes de suportar altas cargas em painéis de gesso, espeto, madeira e outros. Vale lembrar que esse tipo de material é ajustável para qualquer tipo de espessura, portanto, sua utilização é muito prática. 

Conheça a AutoInd e garanta os melhores produtos  

AutoInd atua no ramo de distribuição de peças e acessórios para montagem e manutenção industrial, atendendo, de maneira eficaz, diversos segmentos de fabricação, manufatura, reparação e revenda.   

Com uma ampla e variada linha de produtos, a AutoInd disponibiliza para seus clientes produtos de qualidade e com alta tecnologia de fabricação, aliados a um atendimento diferenciado e garantia de melhores preços e condições comerciais. 

Localizada na capital paranaense, a empresa atende todo o território nacional por meio dos canais de atendimento e plataformas multimídia, com consultores comerciais sempre prontos para oferecer a melhor solução, além do compromisso com uma logística eficiente. 

 Seu portifólio conta com os produtos: elementos de fixação, termoplásticos e termofixos, parafusos, porcas e arruelas. 

AutoInd é sinônimo de qualidade e garantia de bons negócios. 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp