O que é contrapino e qual é sua utilidade na indústria?

Na indústria, é preciso unir peças para garantir o bom funcionamento dos maquinários e a redução de reparos a curto e longo prazo. É exatamente nesse ponto que entra a importância dos elementos de fixação, como o contrapino

Quando a empresa garante elementos de fixação de qualidade, fica muito mais fácil montar as máquinas industriais e fazê-las gerar um alto volume de produção. Além disso, peças de qualidade evitam problemas como a vibração mecânica e sobrecargas, o que normalmente demanda uma manutenção corretiva. 

Dentre os principais elementos de fixação, encontramos os contrapinos, que possuem uma função específica. Se você ainda tem dúvidas sobre essa peça, confira aqui embaixo mais informações sobre como ela funciona. Boa leitura! 

O que é contrapino? 

O contrapino também é conhecido como cupilha. É uma peça usada para travar outros elementos de uma máquina, como pinos e porcas.  

O contrapino tem o formato de um arame ou haste dobrado para formar um corpo cilindro, com uma cabeça em uma das extremidades e uma das pernas de tamanho diferente. 

Quais são os tipos de contrapino? 

As cupilhas podem ser fabricadas a partir de diversos tipos de materiais. Veja quais são os principais logo abaixo e escolha de acordo com sua necessidade. 

Qual é a utilidade do contrapino na indústria? 

As cupilhas são usadas em qualquer tipo de sistema que demanda a fixação de peças, principalmente em sistemas mecânicos, como no interior de máquinas de fábricas. Por ter uma fundamental utilidade, as cupilhas de aço podem ser encontradas de forma massiva em todos os segmentos industriais. 

O formato das pernas da cupilha faz com que pinos ou porcas não saiam do lugar durante a vibração da máquina, mantendo-se fixos. Por isso, o contrapino é um dos elementos de “fixação”.  

Onde comprar? 

AutoInd é uma empresa de distribuição de peças e acessórios para montagem e manutenção no setor industrial, atendendo de maneira eficaz diversos segmentos de fabricação, manufatura, reparação e revenda. 

Disponibilizamos produtos de qualidade e com alta tecnologia de fabricação, um atendimento diferenciado e a garantia de melhores preços e condições de compra. 

A AutoInd está localizada na capital paranaense, mas fazemos atendimento em todo o território nacional por meio de nossos canais de atendimento e plataformas multimídia. Nossos vendedores estão prontos para oferecer a melhor solução para seu maquinário, sempre com o compromisso de uma logística eficiente. 

Você encontra o contrapino e outros elementos de fixação para seu maquinário no catálogo completo de peças da AutoInd

Chegamos ao final do conteúdo e esperamos que você tenha entendido o que é contrapino e qual é a sua aplicação em máquinas industriais. Agora, garanta peças de qualidade na sua linha de produção para minimizar custos com manutenções e erros operacionais. A Autoind tem tudo que você precisa para o seu maquinário! 

E se você ainda ficou com alguma dúvida sobre o contrapino, acesse agora o site do AutoInd e entre em contato com a gente

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp