Manutenção industrial: o cuidado com as peças para indústria

O cuidado com as peças para indústria é fundamental na hora da manutenção industrial, sendo essa uma área muito importante para o bom funcionamento de toda cadeia produtiva. Isso porque ela vai garantir que todos os equipamentos, máquinas e ambientes estejam adequados para a realização do trabalho.  

Autolnd é uma empresa referência e com qualidade de ponta em peças e acessórios industriais, que sabe de todos os cuidados necessários para manter o ideal funcionamento de tudo. Além disso, atua no ramo de distribuição de peças e acessórios para montagem e manutenção industrial, atendendo de maneira eficaz diversos segmentos de fabricação, manufatura, reparação e revenda.  

Com uma ampla e variada linha, a Autolnd disponibiliza produtos de qualidade e com alta tecnologia de fabricação, aliados a um atendimento diferenciado e garantia de melhores preços e condições comerciais.  

Mas, afinal o que é manutenção industrial e qual sua importância? 

Na indústria, qualquer falha pode gerar um prejuízo gigante. Se uma máquina para toda a operação sofre. Se uma máquina produz mais peças defeituosas do que deveria, a produtividade sofre. Por isso, é fundamental que todo o maquinário esteja nas melhores condições e, a melhor forma de assegurar o bom funcionamento das máquinas, a segurança e o desempenho de uma fábrica é por meio de uma manutenção industrial rigorosa. 

Podemos afirmar que a manutenção industrial é um conjunto de ações operacionais, técnicas e administrativas, que tem como principal objetivo manter, repor ou consertar itens que desempenham uma função específica nos processos industriais.  

Essa atividade é considerada uma das mais importantes para o dia a dia na fábrica, visto que impacta diretamente em diversos setores, como por exemplo, o administrativo, o financeiro, segurança do trabalho, qualidade, entre outros. Interfere também nas condições de trabalho dos funcionários, influenciando na segurança, na produtividade e na qualidade de vida laboral.  

De forma resumida e direta, a manutenção industrial é importante porque surte efeito na empresa como um todo, por isso, não deve ser responsabilidade exclusiva dos técnicos. É essencial para geração de lucros e para a sobrevivência de uma indústria no mercado. 

Tipos de manutenção industrial  

Como não existe um modelo único de indústria, também não existe uma única solução em manutenção. Por isso, existem diferentes tipos de manutenção industrial. Assim, dependendo das necessidades de uma indústria, ela pode adotar uma ou mais, para garantir a eficiência da sua produção.  

Abaixo listamos alguns tipos de manutenção:  

  • Corretiva;  
  • Preventiva;  
  • Preditiva;  
  • Detectiva;  
  • Autônoma;  
  • Produtiva Total;  
  • De Quebra;  
  • De Parada;  
  • Baseada no Tempo. 

Profissionais envolvidos  

O papel dos profissionais de manutenção da indústria é muito importante. Geralmente, há três categorias: o gestor/supervisor de manutenção; o técnico de manutenção e o mecânico de manutenção industrial.  

O gestor de manutenção precisa ter o controle de tudo que se passa em todas as etapas do processo de produção, além de avaliar o resultado, ou seja, a qualidade do produto final. Para que esse acompanhamento seja mais eficaz, é importante ter esse controle com a ajuda de um software de gestão de manutenção.  

Já o técnico de manutenção deve estar focado no diagnóstico, ou seja, em perceber o estado de conservação dos equipamentos e os riscos de potenciais falhas.  

O mecânico de manutenção industrial tem como principal função manter e reparar as máquinas que fazem parte da linha de produção. Geralmente, não estão envolvidos no diagnóstico, mas é muito comum que percebam anomalias durante as tarefas rotineiras.  

Alguns softwares de gestão de manutenção – CMMS permitem que qualquer funcionário reporte problemas, o que permite diminuir o tempo entre a detecção e a resolução do problema. Por isso é fundamental que os mecânicos e os próprios operadores das máquinas tenham a possibilidade de reportar anomalias e terem todo o processo de tomada de decisão mais ágil e eficiente.  

Concluindo…  

manutenção industrial tem um papel fundamental para organizações de qualquer tamanho. É uma grande aliada no dia a dia e traz inúmeros benefícios às empresas e aos colaboradores.  

E se você estiver procurando peças para manutenção industrial, conte com a AutoInd. Com catálogo completo e atendimento especializado, a AutoInd garante o melhor atendimento e expertise do mercado para indústrias dos mais diferentes portes.  

Entre em contato agora mesmo. 

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp