Manípulos: saiba mais sobre essa peça importantíssima para linha de montagem e manutenção industrial

Os manípulos são peças essenciais na linha de montagem e manutenção industrial de diversos equipamentos. Existe uma grande variedade de modelos disponíveis no mercado, mas embora seja um produto comum, muitas pessoas ainda ficam em dúvida sobre o que é essa peça e como ela funciona.  

Para esclarecer essas dúvidas, preparamos esse guia simples com informações sobre o que são os manípulos, como eles funcionam e qual a importância dessas peças.  

O que são manípulos? 

Os manípulos são peças produzidas por meio do método de injeção de polipropileno e fabricados através do uso de ferro e plástico de alta resistência. Eles podem ser encontrados em diversas medidas, que permite que elas sejam usadas em diversos produtos e máquinas. 

Além de serem usadas em linhas de montagem e produção industrial, essas peças também são encontradas em araras para roupas, expositores e grades para portas. O seu funcionamento simples e prático, evita a necessidade de utilizar uma ferramenta para serem instalados. 

Existem modelos de diferentes formatos, tais como os de 3 pontas e de materiais como o baquelite e termoplástico. Cada um é aplicado para um tipo de linha de montagem.  

Como a peça funciona? 

Essa peça funciona de maneira similar ao de um parafuso ou uma porca, mas com a diferença de que não é preciso o uso de ferramentas para apertar ou afrouxar o manípulo ao manuseá-lo. Na prática, é possível utilizá-lo para regular a máquina ou cadeiras de acordo com as suas necessidades. 

Além de apresentarem uma fixação segura, quando fabricados com matérias-primas de qualidade, os manípulos são bastante resistentes e não se deterioram com facilidade. Isso aumenta de maneira considerável a vida útil da peça. 

Para que servem os manípulos? 

Os manípulos servem como reguladores manuais que podem ser aplicados em máquinas industriais, equipamentos e outros dispositivos. Com o corpo de plástico e rosca metálica, a peça fica parafusada no objeto. 

Por ter um formato anatômico, os operadores podem encaixar os dedos na peça com segurança e fazer o processo de regulagem com facilidade. Por isso, são considerados a primeira opção na linha de montagem e manutenção industrial. 

Qual a importância para a montagem e manutenção industrial? 

Além da praticidade, os manípulos apresentam uma série de vantagens que são bastante úteis quando utilizados na indústria. Confira abaixo quais são elas: 

  • Equipamento de fácil manuseio; 
  • Não precisa de treinamento para ser usado; 
  • É uma das peças de maior uso na indústria de montagem; 
  • É uma maneira fácil e assertiva de fazer a regulagem de máquinas de pequeno e grande porte. 

Por fim, como se trata de uma peça de alta resistência, ela pode ser empregada em diversos setores de indústrias químicas e demais empresas que usam máquinas de diversos modelos. 

AutoInd está no mercado há 10 anos e possui uma linha variada de manípulos de qualidade para seus clientes. Devido a sua diversidade, você pode encontrar a peça adequada para sua linha de montagem e manutenção industrial. 

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp