Linha de produção: dicas úteis para deixar o processo mais eficiente

O coração de qualquer indústria é a linha de produção (ou chão de fábrica, como também é conhecida). É lá que tudo acontece! É o lugar onde os produtos são fabricados e também onde os operadores passam a maior parte do tempo. Sendo assim, é importante criar rotinas para deixar todo processo mais eficiente e prático para executar!  

É também na linha de produção que se encontram maiores possibilidades de otimizar processos, aumentando assim, de forma significativa, o ganho de eficiência operacional.  

Sabe aquela realidade de homens nas indústrias trabalhando quase que como robôs, fazendo repetidamente os mesmos movimentos diariamente?! Então, isso já não existe mais!

Desafios da linha de Produção  

A linha de produção é um dos departamentos mais desafiadores de uma fábrica ou indústria. Isso porque em um mesmo local é necessário harmonizar muitos fatores, como por exemplo: adequação de espaço para que máquinas e trabalhadores consigam exercer suas funções em equilíbrio, garantia da eficiência sem colocar em risco a saúde e a segurança dos trabalhadores, onde é necessário investir em tecnologia em busca de redução de custos, entre outros.  

É na linha de produção também que é possível encontrar oportunidades de melhoria. Os profissionais precisam ser interessados, inteligentes, espertos, curiosos, e não podem se acomodar, precisam estar sempre em busca de melhorias!  

Mas, apesar dos desafios e das dificuldades encontradas na linha de produção, existem caminhos que facilitam muito para deixar o processo mais eficiente, e é sobre isso que vamos falar aqui nesse post de hoje. Pois, seguindo algumas dicas para otimizar a linha de produção, você poderá tornar sua empresa mais competitiva e reduzir custos.  

Dicas para deixar o processo mais eficiente na linha de produção 

  • Tecnologia e sustentabilidade – É tempo de utilizar a tecnologia a seu favor, portanto, automatize ao máximo as tarefas de gestão. Um dos grandes aliados é o MES (Manufacturing Execution System), sistema capaz de informar, por exemplo, quais máquinas dão mais problema, como elas estão operando e se há gargalos nos processos. Porém, esta é apenas uma de tantas opções que existem para quem deseja automatizar a linha de produção.  Outro ponto importante é garantir que sua linha de produção conte com máquinas e equipamentos de última geração, somados aos modelos de gestão que trabalham em conformidade com as normas do Plano Nacional de Resíduos Sólidos, por exemplo.  
  • Mapeie – Entender como a linha de produção funciona é essencial para a organização da empresa. Com os processos bem mapeados, é possível evitar falhas, gerenciar o tempo e otimizar os processos de forma estratégica. 
  • Organização e Cronogramas – É fundamental ter tudo muito organizado e fazer cronogramas que auxiliam muito nesse processo. Tarefas e prazos bem definidos facilitam a fluidez da linha de produção. Disponibilizar uma agenda para seus funcionários é algo simples e com baixo custo, que com certeza irá trazer grandes resultados.  
  • Contrate os melhores fornecedores – É muito importante entender que o ganho na eficiência começa antes mesmo do material chegar na linha de produção. Por isso, contrate os melhores fornecedores, que sejam confiáveis, que ofereçam bons preços, qualidade e rapidez.   
  • Comunicação – Sabe aquela frase “rádio pião”? Então, não deixe que isso aconteça! Ruídos na comunicação interna podem causar grandes mal-entendidos e atrasos na produção. Por isso, garanta que as informações sejam passadas de forma transparente para todos os funcionários. 

Escolha Certa  

Como citado acima, é importante ter fornecedores de confiança, que garantam bom preço, boas formas de pagamento e agilidade na entrega, além, é claro, de total comprometimento com seus clientes e parceiros.  

Autoind atua há mais de 10 anos no ramo de distribuição de peças e acessórios para montagem e manutenção industrial. Possui uma ampla e variada linha de produtos de qualidade e alta tecnologia de fabricação, aliados a um atendimento de primeira!  

Quer conhecer mais, acesse o link https://autoind.com.br/ e confira. 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp